Risco Cibernético: uma das principais preocupações dos executivos

Tente imaginar sua vida hoje sem estar conectado na internet. É quase impossível se ver sem smartphone ou imaginar as empresas e indústrias sem aplicativos e sistemas especializados em automação, gerenciamento de estoques e produção.

A quantidade de informação consumida e dados compartilhados nos dias atuais é cada vez maior. Por esse motivo, os riscos cibernéticos são preocupações reais dos executivos de diversas empresas, de todos os tamanhos e áreas.

Ser vítima de um ataque hacker, ter dados perdidos ou roubados pode trazer transtornos incalculáveis para uma empresa. Por isso é cada vez mais importante se manter seguro. Veja a seguir.

Cada vez mais conectados. Cada vez mais expostos aos riscos.

Com boa parte dos maquinários operando de forma digital ou eletrônica, sendo controlada remotamente em alguns casos, como evitar que falhas de segurança ocorram?

Imagine o transtorno que pode ser gerado caso uma indústria de produtos químicos sofra com alguma falha que danifique equipamentos ou impeça que medidas de segurança sejam tomadas.

Não é à toa que alguns especialistas chegam a afirmar que a Terceira Guerra Mundial acontecerá no universo cibernético!

Empresas de qualquer porte precisam estar preparadas para enfrentar os riscos cibernéticos

Nós tendemos a achar que nunca sofreremos com problemas desse tipo, que ataques hackers ou falhas de segurança só atingem grandes empresas, que movimentam um volume enorme de dados e informações.

No entanto, segundo uma pesquisa da Verizon Enterprise Solutions, divulgada em 2018, no ano anterior, 2017, 58% dos ataques realizados tiveram como alvos as pequenas empresas.

Um outro estudo, da National Cyber Security Alliance, constatou que 60% destas empresas que sofreram ataques hackers, fecharam as portas meses depois, em decorrência dos danos gerados.

Mesmo que sua empresa seja pequena, pense na quantidade de dados e informações que você armazena em seu negócio. Dados de clientes, controle de contas a pagar e a receber, estoques, agendas de compromissos. Isso tudo para citar apenas o básico.

Imagine perder tudo isso da noite para o dia! O tempo e o dinheiro gastos na tentativa de recuperação não valem a pena se você levar em conta que existem soluções mais práticas, rápidas e que podem garantir mais segurança para você e seus dados. Um excelente exemplo é o Seguro Contra Riscos Cibernéticos.

Como funciona o Seguro Contra Riscos Cibernéticos?

O principal objetivo do Seguro Contra Riscos Cibernéticos é mitigar os gastos posteriores a um ataque sofrido, facilitando uma reação rápida e eficiente. Esse seguro pode ser usado, por exemplo, para cobrir gastos com investigação criminal a respeito do ataque virtual sofrido.

Uma ação rápida faz toda diferença, pois, no caso de um roubo de dados, por exemplo, a empresa pode perder detalhes estratégicos, segredos industriais, além de modelos de negócio ou produto. Ainda podem ocorrer falhas que inviabilizem serviços e máquinas, gerando atrasos, erros, defeitos e toda uma sorte de danos que pode levar uma empresa à falência.

Esse tipo de seguro também pode ser usado para facilitar a contratação de técnicos e equipes de gerenciamento de crise. Ainda pode cobrir indenizações a terceiros que tenham sido afetados, evitando que a empresa tenha que usar seu próprio capital – e assim corra o risco de eventualmente “quebrar” com os gastos inesperados.

O custo do seguro pode variar conforme o tamanho da empresa, como ela lida com questões de segurança virtual e volume de dados sensíveis, entre outros aspectos. E o melhor de tudo é que existem várias coberturas que podem ser contratadas a fim de diminuir os transtornos no caso de um ataque virtual.

Por que devo contratar um Seguro Contra Riscos Cibernéticos agora mesmo?

Você tem uma empresa que utiliza serviços digitais, acessa internet, possui dados de terceiros sob sua responsabilidade, utiliza aplicativos e programas para gerenciar rotinas, pagamentos, estoques e maquinário? Então, naturalmente, também está exposto a todo momento aos riscos de ataques cibernéticos.

Para evitar correr todos esses tipos de riscos, entre em contato com a equipe da Multiseg Seguros. Podemos lhe ajudar a entender qual a melhor solução para o seu negócio e manter sua empresa sempre segura contra qualquer imprevisto.