Como proteger sua empresa na era da tecnologia

Não há como negar: vivemos na era da tecnologia. Estamos dependentes de sistemas eletrônicos e devices que nos ajudam em todas as tarefas do dia a dia. Tudo está conectado.

Pelo celular, controlamos nossa conta no banco. Podemos acionar e desligar as luzes e o ar condicionado em nossa residência. Já temos carros conectados que dirigem sem motorista e até “conversam” entre si. 

Acha pouco? 

A Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, prevê que, até 2020, mais de 50% dos novos negócios terão envolvimento com Internet das Coisas. Máquinas já operam conectadas, sem a interferência humana, e podem ser comandadas a distância.

Com tantos dispositivos interligados, fica evidente uma preocupação: como evitar o roubo de dados e informações, como temos visto no caso do Telegram envolvendo autoridades?

Como impedir que aconteçam acidentes que possam prejudicar empresas e seus usuários? É o que este artigo pretende debater. 

Qualquer pessoa pode ser “hackeada”

É um consenso entre os especialistas em cibersegurança: a pergunta não é mais “se” você vai ser hackeado, e sim, “quando”. É bem provável que, em algum momento, usuários e empresas sofram com alguma ameaça digital.

Segundo estudos do Cyber Handbook, estima-se que até o fim de 2019 as perdas com crimes cibernéticos ultrapassem 2 trilhões de dólares. Somente no Brasil, um estudo do Norton Cyber Security Report apontou que em 2017 os crimes cibernéticos causaram 22 bilhões de dólares de prejuízos.

Mas, nesse cenário, como prevenir sua empresa contra ataques virtuais? O bom e velho antivírus resolve tudo? E se mesmo todas as proteções não forem suficientes?

Tenha sempre um “plano B”: o Seguro Contra Riscos Cibernéticos

Por que você contrata um seguro de carro? Você não sai de casa acreditando que vai sofrer um acidente, não é verdade? Porém, em último caso, você sabe que, se acontecer, o seguro pode lhe ser útil.

É o mesmo com o Seguro Contra Riscos Cibernéticos. Esse produto é indicado para empresas de todos os portes, especialmente para aquelas que apresentam uma postura proativa e implementam medidas de segurança.

Afinal, se nada conseguir parar a ação de um cibercriminoso, pelo menos sua empresa terá um seguro para ajudar a tomar medidas necessárias para cobrir os danos sofridos.

Como funciona o Seguro Contra Riscos Cibernéticos?

Ao se tornar alvo de um ataque cibernético, uma empresa pode sofrer muitas complicações e prejuízos. Em um roubo de dados, por exemplo, podem ser perdidos detalhes estratégicos, segredos industriais, além de modelos de negócio ou produto. Um ataque virtual pode inutilizar serviços e máquinas, gerando atrasos, erros, defeitos e uma sorte de danos que podem levar uma empresa à falência. 

Nesse sentido, surge o Seguro contra Riscos Cibernéticos, que tem como objetivo mitigar os gastos posteriores ao ataque e facilitar uma reação rápida e eficiente. Esse seguro pode ser usado para cobrir gastos com investigação criminal a respeito do ataque virtual sofrido.

Ele pode ser usado, também, para facilitar a contratação de técnicos e equipes de gerenciamento de crise. Ainda pode cobrir indenizações movidas por terceiros que tenham sido afetados, evitando que a empresa tenha que usar seu próprio capital – e assim corra o risco de eventualmente “quebrar” com os gastos inesperados.

Existem várias coberturas que podem ser contratadas a fim de diminuir os transtornos no caso de um ataque virtual. O custo do seguro pode variar conforme o tamanho da empresa, como ela lida com questões de segurança virtual e volume de dados sensíveis, entre outros aspectos.

Por que devo contratar um Seguro Contra Riscos Cibernéticos agora mesmo?

Se você tem uma empresa que utiliza serviços digitais, acessa internet, administra arquivos na Nuvem, possui dados de terceiros sob sua responsabilidade, utiliza aplicativos e programas para gerenciar rotinas, pagamentos, estoques e maquinário, então, naturalmente, está exposto a todo momento aos riscos de ataques virtuais.

Para evitar correr todos esses tipos de riscos, entre em contato com a equipe da Multiseg Seguros. Podemos lhe ajudar a entender qual a melhor solução para o seu negócio e manter sua empresa sempre segura contra qualquer imprevisto.