Seguro contra Riscos Ambientais: o que é e para que ele serve?

As recentes manchetes envolvendo as queimadas e o desmatamento na Amazônia alertaram toda a população para uma questão importante: é essencial cuidar do meio ambiente ou todos nós sofreremos as consequências.

Muitos só se deram conta disso quando São Paulo escureceu em questão de minutos por conta de uma nuvem negra de fumaça, vinda das queimadas na região norte.

Um acidente ambiental pode prejudicar a vida de pessoas a quilômetros de distância, pode destruir ecossistemas e espalhar doenças. Por isso, é imprescindível que empresas contratem um Seguro contra Riscos Ambientais para se protegerem contra imprevistos e, claro, manter nosso planeta saudável.

O que é o Seguro Contra Riscos Ambientais?

Esse é um tipo de produto específico para empresas, como indústrias, transportadoras, dentre outras, que possuem o risco de causar um dano ambiental em função de suas atividades.

Ele ampara a empresa em caso de algum acidente que gere poluição por meio de um evento acidental, súbito e repentino, podendo ser caracterizado por emissão, descarga, dispersão, desprendimento, escape, emanação ou vazamento de algum tipo de substância tóxica ou poluente.

As principais coberturas deste tipo de seguro são:

  • Poluição gradual ou súbita;
  • Reparação de danos corporais e morais;
  • Reconstrução, reparação ou reposição de danos materiais causados a bens imóveis e móveis;
  • Contenção, limpeza e descontaminação da área poluída ou contaminada;
  • Remoção, transporte, tratamento ou destruição dos resíduos;
  • Transbordo em caso de acidente com o veículo transportador.

Ou seja, caso uma transportadora esteja fazendo o transporte de uma carga de combustíveis e se envolva em algum tipo de acidente, o seguro será acionado, auxiliando em todos os trâmites a partir dali.

A seguradora entra com o know-how e os profissionais necessários para garantir que os danos causados ao meio ambiente e a terceiros sejam minimizados e, se possível, completamente sanados, da maneira mais eficiente possível.

Mas afinal, o que podemos considerar um risco ambiental?

São aqueles riscos causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que podem provocar consequências ao meio ambiente. Riscos dessa espécie podem desencadear eventos poluidores em função da sua concentração, intensidade ou tempo de exposição. Não causam apenas danos aos recursos naturais, pois afetam, também, a sobrevivência e saúde dos seres vivos e de todo seu ecossistema.

O excesso de gases ou vapores, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, resíduos, incêndios e explosões são as ameaças mais comuns que desencadear um processo de poluição.

É importante lembrar que a legislação brasileira também explica o conceito de poluição ambiental e aplica penas e multas de acordo com o caso.

Segundo a Lei nº 6.938/81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, o conceito de poluição ambiental é associado à degradação de um determinado local e a males prejudiciais à qualidade de vida. Dessa forma, entendem-se como fontes de poluição aquelas atividades que direta e também indiretamente:

  • Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;
  • Desfavoreçam o conjunto de seres vivos de uma região;
  • Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; 
  • Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

Por que sua empresa precisa de um Seguro Contra Riscos Ambientais agora mesmo?

Se você trabalha com algum tipo de material perigoso ou poluente, é essencial que tenha um Seguro Contra Riscos Ambientais. Afinal, ainda que todas as medidas de segurança sejam tomadas, nunca estamos totalmente livres de sofrer algum acidente ou imprevisto.

Em casos assim, além dos danos ao meio ambiente, corre-se o risco de gerar danos a terceiros. Nessas circunstâncias, sua empresa pode ter que arcar com todos os trâmites burocráticos de processos jurídicos e, além disso, terá um grande problema institucional e de imagem para resolver.

Portanto, não dê sorte para o azar e proteja seu negócio contra qualquer imprevisto. Fale com nossos especialistas e contrate o Seguro Contra Riscos Ambientais agora mesmo. Sua empresa e a natureza agradecem.